quarta-feira, 27 de julho de 2011

ANIMAL DA FAUNA SILVESTRE VITIMA DE GOLPES.

Policiais Militares do 3º Grupamento Ambiental em atendimento de telefonemas ao grupamento. Deslocaram ate a margem de área de preservação permanente do CÓRREGO DO GERALDO onde segundo informações havia um animal da fauna silvestre machucado.  No local os Policiais Militares constataram que o animal se tratava de uma RAPOSA do sexo masculino, porem foi constatado que a mesma se encontrava morta.  Foi verificado que o animal foi vitima de um golpe sobre o olho esquerdo pelo ferimento apresentado possivelmente de pedra. Pela posição que o corpo do animal se encontrava a dor sofrida pelo machucado foi intensa a ponto do animal ter colocado as duas patas dianteiras sobre a cabeça.  O local onde a mesma foi encontrada fica entre os BAIRROS SANTOS DUMONT e SÃO CRISTOVÃO, próximo a uma área verde existente entre os bairros.  Esclarecemos que As raposas são animais mamíferos carnívoros da família dos canídeos, sendo a maioria pertencente ao género Vulpes (alimentação baseada basicamente de carne de outros animais). Alimentam-se, principalmente, de aves, pequenos roedores, coelhos, peixes, ovos, frutos e insetos.  O corpo do animal foi enviado a uma instituição de ensino onde serão utilizados em aulas lecionadas referente animais silvestres da região servindo também para a utilização em palestras com o intuito de conscientizar as novas gerações sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

DENUNCIA DE POLUIÇÃO NO CORREGO DO GERALDO

Policiais Militares do 3º Grupamento Ambiental em atendimento de diversas denuncias anônimas. Deslocaram ate o CÓRREGO DO GERALDO onde segundo os denunciantes o citado recurso hídrico se encontra com uma grande quantidade de espuma. No local os Policiais Militares constataram a veracidade dos fatos, sendo observado que a espuma é característica de produtos de limpeza utilizado em residências, não foi observado a presença de esgoto domestico ou industrial no recurso hídrico.  Devido a grande quantidade de residências localizadas no entorno do córrego os policiais já se encontram realizando vistoria nas imediações para se localizar de onde esta sendo lançada os efluentes. O CÓRREGO DO GERALDO tem a nascente no BAIRRO SENADOR VALADARES desaguando no RIBEIRÃO PACIENCIA próximo a uma instituição de ensino superior. Esta sendo confeccionado boletim de ocorrência para as autoridades competentes repassando os fatos preliminares identificados pelos policiais militares ambientais.

terça-feira, 26 de julho de 2011

DENUNCIA DE POLUIÇÃO EM PARÁ DE MINAS

Policiais Militares Ambientais do 3º Grupamento Ambiental, foram acionados via telefone do grupamento ambiental, para uma região do município de PARA DE MINAS, onde estava ocorrendo poluição ambiental. De imediato uma equipe de policiais militares, deslocou para o local denominado como ÁGUA ESPAIADA, localizada no Bairro Residencial Dona Flor, onde depararam com seguintes fatos:
No entorno dos recursos hídricos que abastecem as lagoas

1-     Pneus desgastados;
2-    Garrafas pets;
3-    Plásticos de sacolas e bolsas masculina, feminina e infantil;
4-    Sofá;
5-    Televisor;
6-    Isopor;
7-    Tênis e sapatos;
8-    Garrafas de óleo mineral para veículos;
9-    Restos de comidas;
10- Papel tais como (jornais, sacos de cimentos, argamassa, caixas de papelão, livros);
11- Entulho da construção civil tais como (telhas de amianto, telhas de argila, pisos, tijolos, portas de madeira, latas de tintas vazias, pedaços de ferragens);
12- Produtos da flora tais como (restos de madeira utilizados em construção civil, de arbustos, toras de madeira, troncos e raízes, alem do resto da poda de jardins e de arvores).

Em dialogo com transeuntes da via, foram repassados que sempre visualizam os seguintes veículos estacionados no local e jogando os materiais no local:

·         GM/ D20  de cor preta e carroceria de madeira;
·         FORD/ PAMPA de cor cinza;
·         FIAT/ PICK-UP de cor cinza.












Os policiais solicitam o auxilio da população que no caso de depararem com os citados veículos jogando o material no local, ligarem para o telefone do grupamento ambiental ou no DISQ 181 ou na 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Para de Minas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Policiais Militares do 3º Grupamento Ambiental em atendimento de diversas denuncias anônimas - LAGOA DO BARIRI

Policiais Militares do 3º Grupamento Ambiental em atendimento de diversas denuncias anônimas. Deslocaram ate a LAGOA DO BARIRI onde segundo os denunciantes o citado recurso hídrico se encontra com intenso mau cheiro. No local os Policiais Militares constataram a veracidade dos fatos, sendo observado que o odor que exalava do manancial era parecido com o de efluentes domesticos.  Foram localizados na lagoa diversas baratas, papeis higienicos, ratos mortos, absorventes intimos, restos de comidas, cigarros. O mau cheiro era tanto que populares relataram que crianças que se encontravam brincando no parque vieram a passarem mau de encefaleia. Foi realizado contato com a empresa fornecedora de agua e esgoto do municipio  que apos levantamentos na região constataram um ponto de lançamento. Esta sendo confeccionado boletim de ocorrencia para as autoridades competentes relatando os fatos.

 

AVE COM OLHOS FURADOS


Policiais militares do 3º Grupamento ambiental foram acionados pela responsavel legal em cuidar da ave que teve os olhos furados. Relatando que a referida ave havia morrido. A ave foi localizada em data de 17-11-2010 por moradores do BAIRRO RAQUEL, quando a citada ave se debatia em um muro. Os policiais militares ambientais recolheram a ave e a deixaram sob os cuidados da medica veterinaria. Durante todo o tempo em esteve sob os cuidados da medica ele teve que ser alimentado na boca bem como colocado na vasilha de agua, para matar a sede, não poderia ficar no sol pois não tinha palpebras para proteger do sol. Porem a referida ave mesmo ficando sob intensos cuidados não sobreviveu.  A ave se tornou um simbolo dos maus tratos a animais em PARA DE MINAS, do que a capacidade do ser humano é capaz de fazer com seres vivos que ele julgar ser incapaz de pensar. Segundo informações  da medica veterinaria nos ultimos dias antes da morte da ave esta já não mais cantava, ficando parada em um canto da gaiola como se sentisse triste. A pratica de furar os olhos das aves é uma estrategia dos caçadores para que a ave não se afugentar das outras aves da mesma especie.

Fotos

Policiais Militares Ambientais do 3º Grupamento Ambiental recolhem ave da fauna silvestre.

Policiais Militares Ambientais do 3º Grupamento Ambiental recolhem ave da fauna silvestre. Em atendimento a solicitação de moradores do Bairro Santo Antonio no município de Para de Minas de que havia uma AVE da ESPECIE TUCANO no meio da rua  com risco de ser atropelada por veiculos. Os Policiais Militares Ambientais deslocaram ate o citado endereço e realizaram o recolhimento da citada ave. Foi feito o  recolhimento da ave e, depois de avaliado por médico veterinário, encaminhado para uma propriedade rural onde a entrada de estranhos é proibida contribuindo assim para equilíbrio do ecossistema.

São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul.


Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.


São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA.[1] A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-os. Fazem postura de 3 a 4 ovos, cujo período de incubação é de 18 dias.


O Tucano-toco (Ramphastos toco) ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como consequência a diminuição da sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Animais da fauna silvestre em perigo no Residencial Dona Flor.




Policiais Militares do 3º Grupamento Ambiental. Deslocaram ate o, RESIDENCIAL DONA FLOR no local conhecido como ÁGUA ESPAIADA, onde segundo relato dos transeuntes havia animais da fauna silvestre em risco de serem atropelados na via de acesso ao povoado de MEIRELHES. No local os policiais visualizaram duas raposas sendo um adulto e um filhote onde estes se encontravam bebendo água em uma lagoa. Os policiais controlaram o transito de veículos no local para que os animais não fossem atropelados. Após matarem a sede os policiais reconduziram os animais para uma mata que existe nas proximidades das lagoas .

Bairro Dom Bosco - DENUNCIA

Policiais Militares do 3º Grupamento Ambiental. Deslocaram ate o Bairro DOM BOSCO, onde segundo relato dos moradores devido aos constantes incêndios no capim próximo a RUA PADRE ZANOR gostariam de implantar no local um parque ecológico. Os policiais militares ambientais deslocaram ate a sede dos proprietários dos terrenos e estes também concordaram com a implantação do parque no local. Desta forma a região seria utilizada como um CINTURÃO VERDE, com a revitalização das nascentes conseqüentemente a reestruturação da flora e fauna da região. O Promotor do MEIO AMBIENTE também esteve no local a convite dos policiais ambientais e aprovou a idéia dos moradores e proprietários. Foi confeccionado um Relatório para o MINISTERIO PUBLICO para facilitar os trabalhos de recuperação da área. Fatos como este tem obtido significante respaldo onde através da união da população com o Poder Publico outras áreas do município se encontram em fase de transformação melhorando a vida de todos.



EXTRAÇÃO IRREGULAR DE ARGILA - ´DENÚNCIA

 
Policiais Militares do 3º Grupamento Ambiental em atendimento de diversas denuncias anônimas. Deslocaram ate um distrito do município, onde segundo denuncias estava ocorrendo extração irregular de argila.  No local os policiais militares ambientais constataram a veracidade dos fatos. Foi confeccionado boletim de ocorrência sendo encaminhado aos órgãos competentes e tomadas as medidas conforme prevê a LEI DE CRIMES AMBIENTAIS e o DECRETO 44.844/2008.A extração de argila na área de preservação natural, para a produção de telhas, tijolos e cerâmicas, está provocando sérios problemas de erosão e outros impactos negativos ao ambiente corretamente saudável.  Extratores sem licença ambiental, para tal fim tem causado graves problemas ao ambiente. A extração de argila no local gera grandes danos ambientais, devido à remoção da capa protetora do solo, afetando o local de mineração e seus arredores, provocando impactos sobre a água, o solo e à paisagem como um todo.


segunda-feira, 4 de julho de 2011