terça-feira, 19 de julho de 2011

Policiais Militares Ambientais do 3º Grupamento Ambiental recolhem ave da fauna silvestre.

Policiais Militares Ambientais do 3º Grupamento Ambiental recolhem ave da fauna silvestre. Em atendimento a solicitação de moradores do Bairro Santo Antonio no município de Para de Minas de que havia uma AVE da ESPECIE TUCANO no meio da rua  com risco de ser atropelada por veiculos. Os Policiais Militares Ambientais deslocaram ate o citado endereço e realizaram o recolhimento da citada ave. Foi feito o  recolhimento da ave e, depois de avaliado por médico veterinário, encaminhado para uma propriedade rural onde a entrada de estranhos é proibida contribuindo assim para equilíbrio do ecossistema.

São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul.


Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.


São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA.[1] A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-os. Fazem postura de 3 a 4 ovos, cujo período de incubação é de 18 dias.


O Tucano-toco (Ramphastos toco) ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como consequência a diminuição da sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário